terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMO FAZER UMA BOA LARGADA



Largar bem em uma corrida de mountain bike pode definir seu destino no final da prova.

Para Adriana Nascimento, nove vezes campeã brasileira, o atleta tem de largar bem porque, como geralmente a prova começa com prova começa com um single track, fica difícil recuperar posições.

“Se não largar bem e perder posições, adeus. Por isso é preciso analisar bem antes o primeiro quilômetro da corrida para saber qual relação usar para ter uma arrancada rápida que permita que o atleta consiga adquirir e manter uma boa velocidade”, ensina.

Para Abraão Azevedo, o atleta deve também se preocupar em escolher a marcha certa para a largada.

“Uma dica é observar o terreno e ver se o solo permite tração ou não porque, geralmente, a largada exige muita tração da bicicleta”, explica. Para ele, alongamento e aquecimento, além de concentração, são essenciais para o atleta se preparar.

Para Marcio Ravelli, a largada é um dos momentos mais importantes da prova. “O atleta precisa saber se compensa largar forte. Precisa ver o terreno. Saio sempre com o pé direito encaixado, a alavanca do pedivela acima do ponto-morto superior e com uma mão no bar-end e outra na manopla. A mão direita sempre na manopla para poder fazer mudanças rápidas de marcha. Uso sempre o lado direito para mudar de marcha e o esquerdo no bar-end. Já largo na coroa grande”, ensina.

FONTE: BIKEMAGAZINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário