terça-feira, 19 de abril de 2011

Desastre faz aumentar interesse pelo ciclismo no Japão


No decorrer dos últimos 20 anos, mais trabalhadores em áreas urbanas como Tóquio têm passado a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, em vez de trens e carros, devido a preocupações com a saúde, o meio ambiente, custos e por desejarem evitar os trens superlotados. A catástrofe ocorrida no mês passado converteu agora alguns dos indivíduos que ainda estavam indecisos, ao comprovar mais um dos benefícios do ciclismo: o usuário conta com um meio de transporte para ir para casa quando os trens deixam de circular.

Naquele dia fatídico, milhões de trabalhadores viram-se presos no meio da cidade quando praticamente todo o sistema de trens e de metrô de Tóquio – que juntos transportam nove milhões de pessoas diariamente para a megalópole e de volta para casa – ficou inteiramente paralisado.

Em meio a colegas preocupados que não sabiam como voltar para casa, Masataka Isashiki, 32, um funcionário público do bairro de Chiyoda, no centro da cidade, surpreendeu os amigos ao dizer que iria para casa como sempre foi: ele colocou o seu capacete e subiu na sua bicicleta.

“Uma quantidade enorme de gente comprou bicicletas no caminho de casa”, diz Kenji Tanaka, secretário geral da associação de vendedores de bicicletas de Tóquio. “Naquela noite, muitas lojas venderam todo o estoque e ficaram vazias”.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário